segunda-feira, julho 26

É assim ano após ano...

 
Será que algum dia vamos aprender?

_________________________________
Filipe Queirós @ 20:16  

sábado, julho 24

Nova Sondagem

Dando continuadade ao que foi escrito no post anterior a nova sondagem promete aquecer as discussões futebolisticas por aqui!

Assim, pretendo saber quais as vossas previsões sobre qual o mais forte candidato ao título do próximo ano...

Ficam como hipóteses os quatro mais clássicos candidatos mas também há a possibilidade de apostar numa surpresa!
Se for esse o caso escrevam aqui qual o clube em que votaram!

_________________________________
Filipe Queirós @ 13:26  

sexta-feira, julho 23

Futebol

O futebol está quase de volta!
Já escrevi isto aqui... mas escrevo agora outra vez!

Basta um pequeno conjunto de ideias reunidas quase à pressa (ver o post SuperLiga 2004/05) para que a "polémica" se comece a instalar!

Por muito que se diga ou escreva poucas coisas têm o poder do futebol!
Nada "mexe" tanto com a maior parte das pessoas... O que mais nos leva a entrar em discussões acesas, a vibrar, a sentir mais do que pensar... É enorme o poder do futebol sobre as pessoas...  Cria uma envolvência à sua volta quase inexplicável!

Pessoalmente confesso (e quem me conhece sebe certamente disto!) que sou um apaixonado pelo futebol... Acho que é um jogo fantástico!
É um tema do qual gosto muito de escrever e falar, atrai-me a sua magia, a beleza mas também toda a ciência por detrás do jogo. Não gosto simplesmente de ver o jogo... Há muito mais para além disso! Gosto de analisar as tácticas, as vicissitudes dos jogos, os pequenos detalhes... Acho que tenho um bocado espírito de treinador!!

Gosto de encarar o futebol um pouco ao estilo de José Mourinho, dando importância também aos aspectos mais técnicos do futebol!

Assim, podem esperar comentários sobre futebol em grande número agora que se começa a aproximar a época futebolística!

O mais provável que se instale também um pouco de polémica, de fervor clubístico... e isso é óptimo! Que este blog seja palco de construtivas discussões futebolísticas!

_________________________________
Filipe Queirós @ 21:20  

"Pensa-se que..."

A ideia original deste blog era a de ser um local de desabafo, de escrever algumas das coisas em que vou pensando...
No seguimento dessa ideia, e como não tem piada pensar sozinho, achei que fazia sentido "dar voz" aos pensamentos de quem lê aquilo que escrevo! Daí os comments aos posts que escrevo e o espaço do Mural.

A mais recente tentativa de enriquecer este espaço com mais pensamentos (e talvez desta vez alguns com mais qualidade!) passa pelo espaço que agora introduzi...
A partir de agora encontrarão na barra lateral um espaço com pensamentos de vários autores, actualizado todos os dias.
Há, de facto, pensamentos que podem fazer pensar... Este espaço serve precisamente para isso... tentar multiplicar pensamentos, ou então simplesmente ser uma fonte de leitura nova, todos os dias diferente neste blog! 

_________________________________
Filipe Queirós @ 20:56  

sexta-feira, julho 16

SuperLiga 2004/05

E pronto, já cheira a futebol nacional outra vez!
 
As equipas já estão em estágio, os mercados ainda mexem e fazem capas de jornais!
E não é que este ano vamos ter três ou quatro campeões nacionais?? Será isto possível??
 
Sim, deve ser verdade...
... toda a gente diz "vamos ser campeões!"... ninguém promete apenas trabalho e dedicação... isso era dantes, já passou à história! Os adeptos não ficam contentes só com isso!
 
Claro que ainda não houve ninguém que o tenha dito com uma convicção tão grande como Mourinho no seu primeiro ano ao comando dos dragões!
Aquele "Para o ano vamos ser campeões" foi dito com uma frieza, com uma certeza, até com uma arrogância tal que mais ninguém ousou fazer o mesmo...
Mas a verdade é que resultou... prometeu, cumpriu, acrescantando uma Supertaça, Taça de Portugal e uma Taça Uefa; no ano seguinte repetiu a dose e acrescentou outra Supertaça e a Liga dos Campeões... vamos ver como se sai Del Neri... É difícil fazer melhor mas... há outros títulos pra ganhar (quero ver a Supertaça Europeia e a Taça Intercontinental na nossa sala de troféus!).
 
Mas fechando este parentesis e voltando ao que estava a escrever...
Toda a gente prometeu o título, até há alguns que ao que parece apostaram o ordenado todo (grande Anderson Polga, sonhador!), outros continuam com o mesmo discurso de há dez anos e "desta vez é que é", acrescentando que vão ganhar a Liga dos Campeões (bem e se chamei sonhador ao Polga o que te dizer a ti, Simão?!).
Outros ainda, simplesmente se assumem como favoritos, são campeões, ambicionam sê-lo novamente, têm noção da realidade, da sua qualidade mas também das dificuldades... e a melhor equipa europeia do ano transacto tem obrigatóriamente de ser a principal favorita à conquista do título nacional!!
 
Mas agora ainda se joga só com palavras...
A bola começa a rolar já dia 29 de Agosto... e aí sim veremos quem tem razão!!
A partir daí as coisas correrão assim...



_________________________________
Filipe Queirós @ 22:41  

Nós somos assim...

Os portugueses, esse povo tão especial e tão característico!
Já repararam como não há maneira de termos um noticiário "normal", notícias do dia a dia, coisas que se vão passando por cá e pelo mundo, como seria normal...
 
Mas não!
 
Temos que arranjar sempre algum acontecimento especial que absorve 95% (mais coisa menos coisa!) de todas as notícias durante uma série de semanas (e porque não meses!)!!
 
Desde a "casa pia" que tem sido assim... já não há paciência...
Depois tivemos muitos outros assuntos, dos quais já ninguém se lembra, porque entretanto deixa de ser moda e ninguém fala mais nisso!
 
Como vai o "caso moderna"? E o "apito dourado"? E o Ferreira Torres?
 
Depois, veio o Euro2004 e durante um mês não se falou de mais nada... Não é que quanto a isto eu me tenha chateado muito, porque vivi de perto o campeonato, foi interessante, foi uma coisa que moveu e envolveu as pessoas (ao contrário de grande parte dos outros temas)
 
Acabou o Euro e como ainda não havia futebol, porque este é que é o tema principal de todas as conversas, (ou não tivessemos nós 10 milhões de treinadores de bancada!!) veio a crise institucional, o Santana Lopes, o novo governo...
 
E esta também parece que já está a acabar... pelo menos a parte de "estar na moda", porque talvez seja agora que sobre isto mais tem de se falar.
Não adiantava nada estar a especular, a fazer conjecturas quando toda a gente sabia que a decisão final seria uma decisão pessoal do Presidente da República. Agora é que nos devemos preocupar com o estado do país, com as medidas do novo governo. Mas não! Tem muito mais piada, vende muito mais jornais, cria maiores audiências a polémica, eleições antecipadas/nomeação novo governo, e estando esta questão resolvida vai deixar de se ouvir falar disto também!
 
E qual será a próxima?! O que ficará na "moda" agora?

_________________________________
Filipe Queirós @ 22:17  

Otherside - Red Hot Chili Peppers

Chorus:
How long how long will I slide
Separate my side I don’t
I don’t believe it’s bad
Slit my throat It’s all I ever

 
I heard your voice through a photograph
I thought it up it brought up the past
Once you know you can never go back
I’ve got to take it on the otherside
 
Centuries are what it meant to me
A cemetery where I marry the sea
Stranger things could never change my mind I
’ve got to take it on the otherside
Take it on the otherside
Take it on
Take it on
 
Chorus
 
Pour my life into a paper cup
The ashtray’s full and I’m spillin’ my guts
She wants to know am I still a slut
I’ve got to take it on the otherside
 
Scarlet starlet and she’s in my bed
A candidate for my soul mate bled
Push the trigger and pull the thread
I’ve got to take it on the otherside
Take it on the otherside
Take it on
Take it on
 
Chorus
 
Turn me on take me for a hard ride
Burn me out leave me on the otherside
I yell and tell it that
It’s not my friend I tear it down
I tear it down
And then it’s born again
 
Chorus
 
How long I don’t believe it’s bad
Slit my throat
It’s all I ever


_________________________________
Filipe Queirós @ 21:33  

quarta-feira, julho 14

2 meses

Sim é verdade, o "Pensamentos..." está de parabéns! Completa hoje dois meses desde que foi escrito o primeiro post!

Começou por ser uma brincadeira, uma experiência interessante e... dois meses depois... continua a ser exectamente a mesma coisa!!
Ainda não consegui levar muito a sério o blog, ainda não tive oportunidade de lhe dar uma actualização diária (ou quase), tentando largar os temas mais "leves" para falar também um pouco de coisas mais "importantes", de outras coisas que me preocupem...

Comecei por não dar um "rótulo" especial ao blog, queria escrever tudo aquilo que me apetecesse e assim tem sido! No final destes primeiros dois meses concluo que me tem apetecido escrever basicamente sobre futebol(a final da liga dos campeões e o Euro são os maiores exemplos disso!)!

Tendo em conta que estes dois meses coincidiram basicamente com a época de exames, confesso que também não estive muito preocupado em encontrar assuntos sérios para tratar aqui... Utilizei o blog como escape para limpar a cabeça, dizer disparates sem marcar demasiadas posições ideológicas, sem entrar em polémicas. Daí a opção pelos posts que fui escrevendo!

Para o futuro... depois das férias, bem merecidas, que servirão para recarregar baterias mentais possivelmente poderei debruçar-me sobre outro tipo de questões que me preocupam!

E pronto! Dois meses, quase 500 visitas não me posso queixar, nunca pensei que ao fim de tão pouco tempo tivesse tantos visitantes!
A todos os que por aqui passaram o meu obrigado por gastarem o vosso tempo a ler aquilo que fui escrevendo; àqueles que para além disso se deream ao trabalho de deixar as suas opiniões mais "obrigados" ainda! Por fim não posso deixar de referir aqueles que me ajudaram a construir o blog e a melhorá-lo!

Dois meses já estão! Muitos mais disparates espero dizer no futuro...
Vão passando por cá, pode ser que um dia valha a pena!!!


PS: Já agora, o visitante 500 que deixe a sua marca, como comment ou no mural!

_________________________________
Filipe Queirós @ 19:47  

Novidades!

Tal como prometi há algum tempo aí estão, na barra lateral, alguns novos links para diversos blogs!
Ampliando a lista que já existia, que continha acima de tudo blogs de pessoal conhecido, acrecentei alguns que costumo normalmente visitar!
Passem por lá, são boas leituras!!

_________________________________
Filipe Queirós @ 14:54  

terça-feira, julho 13

Ainda sobre o Euro... e para acabar!!

Para terminar uma breve referência aos que mais se destacaram durante o campeonato! E foram bastantes, entre revelações e confirmações... Vários jogadores de várias selecções foram agradáveis surpresas pelo elevado nível da sua prestação no nosso Euro!

A Uefa elegeu o plantel do torneio, escolhendo os 23 que mais se destacaram... um plantel de luxo, capaz de fazer sonhar muitos treinadores por esso mundo fora! (quer treinadores reais ou de bancada! Queria eu um grupo destes no CM!!)

A saber:

Guarda-redes
Petr Cech - República Checa
Antonios Nikopolidis - Grécia

Defesas
Sol Campbell - Inglaterra
Ashley Cole - Inglaterra
Traianos Dellas - Grécia
Olof Mellberg - Suécia
Ricardo Carvalho - Portugal
Giourkas Seitaridis - Grécia
Gianluca Zambrotta - Itália

Médios
Michael Ballack - Alemanha
Luís Figo - Portugal
Frank Lampard - Inglaterra
Maniche - Portugal
Theodoros Zagorakis - Grécia
Zinedine Zidane - França

Avançado
Milan Baroš - República Checa
Angelos Charisteas - Grécia
Henrik Larsson - Suécia
Cristiano Ronaldo - Portugal
Wayne Rooney - Inglaterra
Jon Dahl Tomasson - Dinamarca
Ruud van Nistelrooij - Holanda

Sendo um bocadinho mais preciso que a Uefa, (sim porque depois de não terem reconhecido um jogador luso (Maniche ou Ricardo Carvalho) como melhor jogador do Euro2004 não posso concordar com eles em tudo!), fica aqui o meu onze ideal:

Guarda-redes:
Petr Cech

Defesas:
Seitaridis
Ricardo Carvalho
Dellas
Nuno Valente

Médios:
Maniche
Deco
Nedved

Avançados:
Cristiano Ronaldo
Robben
Baroš

Um 4-3-3 que faria mossa e provávelmente seria capaz de ganhar àquela irritante Grécia que nos estragou a festa!!

_________________________________
Filipe Queirós @ 23:43  

Sobre a sondagem!

O Euro já terminou, os prémios já foram atribuídos... pela Uefa!

Para melhor jogador do torneio a Uefa escolheu o capitão grego, Zagorakis.
Diferente foi a opinião dos leitores do "Pensamentos..."

Tendo com opções alguns dos jogadores que mais se destacaram no Euro, filtrados por mim, aos quais, de facto, seria possível acrescentar mais alguns nomes (como o do próprio Zagorakis, ou de Deco, como referiu o Postiga num dos comments), a escolha recaíu sobre Maniche!

O médio português fez, de facto, um torneio brilhante, incansável a defender e a atacar, um poço de força no meio campo português, despertando ainda mais o interesse de vários clubes europeus que já seguiam a carreira do centro campista do FC Porto, durante toda a campanha da Liga dos Campeões.
Com uma regularidade impressionante, mantendo o nível exibicional altíssimo em todos os jogos, apontando golos, um dos quais (contra a Holanda), para mim e para muitos, o melhor do Euro!
De facto, a Uefa não o coroou como melhor jogador do Euro mas as exibições de Maniche não passarem despercebidas em Portugal e em grande parte do Mundo!!

Logo a seguir a Maniche, e esgotando os restantes votos(!) ficou Ricardo Carvalho!
Sim, estes dois jogadores foram os únicos a receber votos!
Voltando ao Ricardo Carvalho, devo confessar que era o meu favorito, votei nele e acho que fez um Europeu fabuloso! Assumiu-se definitivamente, para toda a gente ver, como um dos melhores defesas centrais do mundo (e porque não dizê-lo, talvez e muito provávelmente o melhor!).
Já me tinha habituado a exibições fantásticas no FC Porto, ao longo de todo o ano, no campeonato e na Liga dos Campeões, com uma regularidade fabulosa! E depois de uma desgastante época com quase 70 jogos chegou numa forma excelente ao Europeu, fazendo jogos simplesmmente fantásticos!
Imperial, pelo ar, pelo chão, em velocidade, lendo o jogo e posicionando-se de uma forma fantástica, desarmes perfeitos, pouquíssimas faltas, iniciando ataques, criando desiquilíbrios... simplesmente genial... é o melhor, não há dúvidas!
Só espero que o FC Porto o consiga segurar mais um ano, é um jogador imprescindível, um esteio numa equipa que espero consiga grandes sucessos novamente este ano!


Ficam os resultados completos da sondagem:

Ricardo Carvalho: 38%
Maniche: 62%
Nedved: 0%
Baros: 0%
Karagounis: 0%
Rooney: 0%
Van Niestelrooy: 0%

_________________________________
Filipe Queirós @ 12:34  

Pontas soltas...

Devido à longa ausência não tive oportunidade de comentar uma série de acontecimentos que se foram desenrolando...

Em primeiro lugar, a final do Euro... nunca pensei que fosse possível perdê-la... a final correu mal mas o mais importante foi tudo aquilo que se passou antes, toda a envolvência em redor deste magnífico evento tão bem organizado pelo nosso país!
Claro que escrevo isto porque já passou muito tempo e a derrota já foi digerida, porque tenho que confessar que me custou mesmo muito o pós-jogo, a sensação de ter estado tão perto e depois ver todo aquele fogo de artifício verde e vermelho para a festa da Grécia, que ainda por cima foi o expoente máximo do futebol defensivo, do anti-futebol... ganharam, mereceram porque foram mais eficazes mas como amante de futebol não posso deixar de ficar desiludido com os novos campeões europeus (ainda custa um pouco escrever isto!).

Em seguida, toda a crise política que o país viveu nas últimas semanas... sobre isto já muito se falou, já muito se escreveu na blogosfera e não só... não sou especialista em política, não é dos assuntos de que mais goste de falar... Já está decidido... Tendo em conta que a decisão do Presidente da República foi nomear um novo governo e não convocar eleições antecipadas talvez tenha demorado denasiado tempo...
Acredito que tenha realmente sido necessário consultar tanta gente, ter bem a certeza da decisão que iria tomar, uma vez que ambas as soluções eram constitucionalmente legítimas...
De qualquer das formas não posso deixar de manifestar a minha opinião pessoal... e embora seja fácil descobrir vantagens e desvantagens em cada uma das soluções, tenho que dizer que não confio minimamente na figura de Pedro Santana Lopes... não me inspira confiança, não creio que seja a pessoa ideal para o cargo...
Se a coligação PSD/PP foi funcionando com Durão Barroso, com Santana Lopes não me parece que tenha grande futuro, não creio que o que resta da legislatura se paute por um bom entendimento entre os líderes dos dois partidos.
Mas a decisão está tomada, Santana Lopes já foi indigitado e o novo governo está prestes a ser formado... vamos ver...

_________________________________
Filipe Queirós @ 12:00  

De volta...

Voltei!

Já não era sem tempo... confesso que já estava a ficar com saudades!
Depois de uma recta final de exames que me "obrigou" a ficar afastado da net por uns dias, entrei de férias e quando me preparava para voltar em força à blogosfera, o meu pc paasou-se da cabeça! Tava cheio de vírus, fiquei sem acesso à internet... não deu para resolver sem formatar por isso só agora pude voltar aqui ao "Pensamentos..."!

Agora, com o pc de novo operacional e, mais importante, de férias já posso finalmente voltar a escrever por aqui qualquer coisa, tão desinteressante como de costume!

_________________________________
Filipe Queirós @ 11:49  

sexta-feira, julho 2

Balanços e nova Sondagem!

Quando já falta muito pouco para o momento que todos os portugueses sonhavam assistir, ver Portugal a disputar a final do Euro 2004, começa também a chegar a hora de fazer alguns balanços...

... e se o mais certo seria fazê-los depois do Euro terminar também há alguns que creio que devem ser feitos já, simplesmente porque devem ser feitos sem a influência daquilo que se passar na final!

Se é inevitável que a final é o momento mais desejado e um resultado positivo ou negativo pode alterar muitas análises, também é certo dizer que independentemente daquilo que se passar no Domingo, no Estádio da Luz, já há alguns vencedores e alguns feitos que em nada podem ser alterados ou desvalorizados depois do que se passar na final!

Em primeiro lugar, há que dar os parabéns às duas selecções que chegaram à final, qualquer uma delas fazendo história... Nenhum resultado negativo pode retirar mérito às suas carreiras no torneio...
Em seguida, alguns feitos são já inegáveis e alguns jogadores tiveram já desempenhos fabulosos que a final nada alterará (pelo menos negativamente!).

Assim, fica a sondagem para eleger, aqui no "Pensamentos..." o melhor jogador do Euro 2004... antes da votação da UEFA, que costuma ser bastante influenciada pelo que acontece na final (veja-se o que se passou no último mundial com a eleição do Kahn!)

Já fiz uma primeira pré-selecção, deixando ficar os jogadores que para mim mais se destacaram, fazendo um Europeu muito bom (uns melhor do que outros, é certo!).
Também tenho uma preferência pessoal, que revelarei apenas mais tarde! E também vou votar! (por isso se quando chegarem virem só um voto já sabem quem é o meu preferido!)

Votem...

_________________________________
Filipe Queirós @ 22:24  

Tragédia Grega




E afinal, contra as minhas previsões (e provavelmente surpreendendo quase toda a gente também), é a Grécia que vai estar na final do Euro 2004 com Portugal!

Se não é inédito deve andar lá perto isto de haver um europeu em que as mesmas equipas se defrontam no jogo de abertura e na final!

Em termos de jogo, de espectacularidade, preferia a República Checa... Acho que seria uma final mais aberta, mais ofensiva! De qualquer modo, vai saber muito bem ajustar contas com os gregos!!

A final está à porta... Força Portugal!!

_________________________________
Filipe Queirós @ 15:35  

quinta-feira, julho 1

Na final!!!

Já conseguimos fazer história outra vez! Depois de termos sido o primeiro país organizador a perder o jogo de abertura de um Europeu (mas já ninguém se lembra disso, e de facto não interessa para nada!), estamos pela primeira vez na final de uma competição deste género! E com todo o mérito!

O jogo não foi tão emocionante como com a Inglaterra, mas também não foi preciso! Fizemos uma exibição fantástica, adulta, calma, com o controle do jogo em todos os momentos!
Uma Holanda capaz do melhor e do pior, como disse o Deco antes do jogo, não conseguiu perturbar uma selecção portuguesa concentrada, confiante e a jogar bom futebol!

A festa nas ruas não pára! No Porto o S. João ainda não acabou... e vai continuar no Domingo! O país parou, uniu-se à volta da selecção de uma forma nunca antes vista...

Chegou a nossa hora!

Grécia, República Checa... não interessa... O título de campeão europeu só pode ser nosso!! Neste momento não deve haver um português que não acredite na vitória!
Glória aos vencedores... parabéns a todos os jogadores e ao até agora pouco consensual Scolari! Não vou com a cara dele... nunca fui... mas neste momento é inegável o mérito que tem com treinador, como o homem que monta a equipa, que faz substituições, que une os jogadores e todo o país à volta deles... Quer se goste ou não, a verdade deve ser dita e o homem até nem se está a sair nada mal! Há muito mérito dele nisto tudo! E depois temos um grupo de jogadores fantástico, clubismos à parte...

Estamos a provar finalmente ao mundo aquilo de que somos capazes!

Espero uma República Checa (e na máxima força) na final para que a consagração seja ainda mais saborosa!

Uma final fantástica em perspectiva no melhor Euro de sempre, o nosso Euro, organizado por nós portugueses de uma forma quase perfeita!

Parabéns Portugal!!

_________________________________
Filipe Queirós @ 10:50